Como Era Meu Cronograma de Estudos e Como Montar o Seu

Como era minha rotina de estudos:

Duas aulas por dia no cursinho, sempre duas matérias pela manhã.

 

Vamos supor que foi história e matemática. Eu chegava e lia todo o conteúdo teórico de história, isso durava mais ou menos 1h30. LOGO EM SEGUIDA, sem intervalo fazia aquele esquema de mais ou menos 40 exercícios. Fazia direto, sem olhar o gabarito!

Terminava os exercícios em 2h20.

Os 10 minutos restantes eu corrigia os exercícios, via meus erros, e revisava o que tinha errado. Se errava um detalhe da matéria, eu voltava e lia aquele detalhe de novo.

Logo, esse processo todo demorava 2h30.

É muito importante que faça isso SEM INTERVALOS. Teoria + exercício + correção e revisão direto! Lembre-se que no ENEM testam a nossa resistência de concentração! Não pode mexer no celular, nem nas redes sociais durante essas 2h30. Coloca o celular em modo avião dentro da gaveta e bloqueia os sites!!!

Pois bem, esse esquema é pra quem tem aula no cursinho. Adapte por número de aulas que você tem, sem exceder 3 matérias por dia, pois acho que fica muito exaustivo.

Pesquisando sobre essas técnicas de estudo, conheci um curso online chamado “Segredos do Enem”. Saiba mais aqui.

Agora, se você estuda em casa. Faça o seguinte:

Pegue a lista com todos os conteúdos que caem no ENEM e conte quantas semanas que temos hoje até o ENEM. Separe a últimas 3 semanas pra revisão pré ENEM. Então, imprima a listagem de quantos conteúdos você tem para cada matéria.

Vai somar tudo de cada matéria e dividir por 30! Vamos supor que eu tenha 45 matérias de história. Divido por 30, tenho que estudar uma matéria e meia de história (o ideal seria ficar 2 pra não ficar a matéria pra terminar na semana seguinte). Você tem que estudar duas matéria de  história por semana!

E por ai vai galera!

Lembre-se que você tem q estudar todas as matérias toda semana! (História, geografia e etc).

Você vai encaixando quantas matérias você tem que estudar por dia com a sua semana. Sem esquecer de não ultrapassar 3 matérias por dia e deixar um dia (ou metade de um dia) da semana e um turno de cada dia para descanso.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s